COMO REDUZIR IMPOSTOS EM OFICINAS, REPARADORES AUTOMOTIVOS E AUTOPEÇAS?
Empresas como funilaria, oficinas mecânicas, auto center, loja de baterias, auto peças, revenda de pneus e auto elétricas, podem ser beneficiadas e terem seus impostos reduzidos.
Você sabia que mais de 60% das peças automotivas são isentas de PIS e Cofins?
Sim, muitas oficinas e fornecedores de autopeças, que revendem peças para clientes finais, podem estar pagando mais imposto (Pis e Cofins) do que deveriam.
A boa notícia é que a maioria dessas empresas podem ter a restituição desses impostos pagos de forma indevida e, ainda, reduzir sua carga tributária futura.
Ou seja, pode ser que você tenha dinheiro a receber e não sabe!
Exemplo de peças de PIS e Cofins:
-
Bateria
-
Bico Injetor
-
Pneus
-
Amortecedor
-
Pastilha de Freio
-
Fárois
-
Radiador
-
Para brisa
-
Escapamento
-
Parachoque
-
Chicote
-
Entre outros...
Como funciona essa redução?
Existe uma regra chamada de PIS e COFINS Monofásico, que define que para a maioria das oficinas de reparação automotiva (funilaria e/ou mecânicas) e até mesmo distribuidores de autopeças, ao vender as peças para o cliente final, o PIS e o COFINS devem ser pagos apenas pelo fabricante ou importador.
Isso significa que sua empresa não deveria pagar esses impostos novamente no momento do recolhimento do Simples Nacional, porém a maioria das oficinas pagam esses tributos (PIS e COFINS) indevidamente por tudo que vendem.
Por isso, é importante averiguar se você está recolhendo impostos a maior através de uma avaliação junto a um escritório de advocacia especializado e com isso solicitar a restituição dos valores à Receita Federal.
Equivoco no Recolhimento do Simples Nacional
No Simples Nacional, os tributos são recolhidos por meio de uma guia única, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que engloba impostos federais, estaduais e municipais.
O erro ocorre quando a empresa, ao calcular o DAS, inclui a receita obtida com a venda de produtos monofásicos sem considerar a tributação específica desses itens.
Isso leva ao recolhimento indevido de PIS e COFINS já pagos na etapa de produção ou importação.
Como a restituição é feita?
A restituição dos valores pagos indevidamente podera ser pago através de depósito em conta corrente da própria empresa em até 90 dias, contados da solicitação, feita na Receita Federal.
A empresa também pode optar pela compensação de tributos, ou seja, os valores a serem ressarcidos (crédito dos Pis e Cofins identificados) são utilizados para abater débitos fiscais.
O que é preciso para fazer a Revisão Tributária de Pis e Cofins?
Para fazer revisão tributária em oficinas optantes do Simples Nacional no Pis e Cofins monofásico, é necessário apenas:
-
As Notas e Cupons fiscais eletrônicos (compra e venda de peças)arquivos digitais, não é preciso enviar documentos físicos.
-
Código de Acesso ao Simples Nacional.
Quanto vou gastar para verificar e reaver meu dinheiro caso tenha impostos a serem restituídos?
Aqui temos uma outra boa notícia. somente no êxito, ou seja, os honorários serão um percentual do valor da restituição ou da compensação, somente pagos após a sua empresa receber os valores que tiver a restituir
Se você tem interesse por este assunto e gostaria de obter mais informações, fale com um de nossos advogados.