top of page

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Precisa de um acompanhamento jurídico para o seu caso? Clique no botão ao lado.

  • Foto do escritorHiromoto Advocacia

Justiça do Paraná determina quitação de financiamento habitacional para herdeiros




Os herdeiros de uma mulher que morreu em decorrência de um câncer no Paraná terão o financiamento habitacional quitado. A Justiça Federal acompanhou parecer do Ministério Público Federal – MPF e concluiu que a seguradora não comprovou alegada preexistência da doença no momento da contratação.


Conforme consta nos autos, a mulher assinou o contrato em março de 2020 e foi encaminhada ao oncologista dois meses depois. Ela morreu em setembro de 2022.


Ao avaliar o caso, o MPF entendeu que não é razoável supor que, sem diagnóstico, a mulher soubesse que estava com câncer de mama no momento da contratação. A entidade também considerou que a paciente realizava exames ginecológicos de rotina pelo Sistema Único de Saúde – SUS, em razão da idade, conforme recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia.


A decisão da 1ª Vara Federal de Maringá obriga a seguradora e a Caixa Econômica Federal a quitarem totalmente o saldo devedor do financiamento habitacional, suspendendo imediatamente a cobrança das prestações. Também é prevista a restituição dos valores descontados indevidamente após o falecimento e indenização aos herdeiros por danos morais.


O entendimento é de que Caixa não comprovou a alegada preexistência da doença, além de não ter exigido a realização de exames médicos antes da contratação, devendo cumprir a cobertura por falecimento.


Processo: 5005221-61.2023.4.04.7003.


(Fonte: IBDFAM)


1 visualização

HIROMOTO ADVOCACIA é um escritório 100% Digital com forte atuação nas áreas da Saúde, Tributária, Previdenciária, Família, Consumidor, Imobiliário, Condominial Cobrança e LGPD.

Enfrentando problema parecido?

Consulte um de nossos advogados

bottom of page