ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Precisa de um acompanhamento jurídico para o seu caso? Clique no botão ao lado.

  • Hiromoto Advocacia

Benefício do INSS: crianças e jovens têm direito; veja qual e como pedir



O benefício para crianças e jovens pelo INSS garante um salário mínimo ao mês! Não é necessário ter contribuído com o instituto antes, mas é preciso atender a alguns requisitos para solicitá-lo. Saiba se essa pode ser uma realidade para você.


Crianças e jovens têm direito a um benefício muito específico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É de caráter assistencial e garante um salário mínimo por mês para aqueles que atendam a todos os requisitos. Saiba qual é o benefício em questão e quem é elegível a recebê-lo.


O auxílio financeiro leva o nome de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e garante o dinheiro todos os meses aos idosos com idade igual ou superior a 65 anos, bem como às pessoas com deficiência, independentemente da idade.


Benefício do INSS para crianças e jovens

Ao contrário do que muita gente pensa, o BPC não é uma aposentadoria. Dessa forma, não é preciso ter contribuído com o INSS para solicitar e ter direito ao benefício, afinal de contas, o BPC não é um benefício previdenciário.


É também por essa razão que ele não paga um 13º salário e nem deixa pensão por morte. Em outras palavras, esse é um valor que assegura apenas uma determinada assistência àqueles que de fato têm direito.


Para solicitar o BPC, o principal ponto visto é a renda mensal da família. O valor por pessoa da casa tem que ser igual ou menor que um quarto do salário-mínimo.


No caso de crianças e jovens, em casos de deficiência, é preciso passar por uma avaliação médica e reunir todos os documentos e exames que comprovem a condição, além de justificar o pedido de assistência.


Outro ponto essencial para quem deseja dar entrada no benefício é a inscrição no Cadastro Único. É necessário ter um cadastro no CadÚnico, mas o pedido do BPC é realizado por meio dos canais de atendimento do INSS.


Sendo assim, ele pode ser realizado no site ou no aplicativo Meu INSS. Se for mais conveniente, você também pode ligar para a central de atendimento no telefone 135 ou ir até as unidades de atendimento do instituto.


Além disso, é importante ter em mente que os beneficiários do BPC também contam com descontos nas tarifas de energia elétrica por meio do programa Tarifa Social de Energia.


(Por: Gabriela Penha / Fonte: editalconcursosbrasil.com.br)

5 visualizações

HIROMOTO ADVOCACIA é um escritório 100% Digital com forte atuação nas áreas da Saúde, Tributária, Previdenciária, Família, Consumidor, Imobiliário, Condominial Cobrança e LGPD.

ENFRENTANDO PROBLEMA PARECIDO?

Conte para nós o seu problema jurídico e com isso um  de nossos advogados especializados entrarão em contato para prestar a assessoria necessária para  o seu caso.

  • Instagram
  • Facebook

Obrigado pelo envio. Logo mais entraremos em contato.